Explorando o Mundo dos Sólidos Geométricos
AUTORA
Professora Francieli Sloboda, quinto ano
Trabalhamos sobre sólidos geométricos, então decidi fazer uma aula prática sobre o tema, os alunos estavam empolgados para colocar as mãos na massa.
A aula começou com uma breve revisão dos sólidos geométricos que os alunos já tinham aprendido: cubo, esfera, cilindro, cone e pirâmide. Expliquei as características de cada um deles e como reconhecê-los em objetos do dia a dia.
Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais cartolinas e tintas. Cada grupo tinha a tarefa de construir um objeto ou animal com sólidos geométricos, usando os materiais fornecidos. Era incrível ver a criatividade das crianças em ação, desenhando, cortando, colando e montando diferentes formas.
Enquanto os grupos trabalhavam, circulei pela sala, dando dicas e orientações, incentivando os alunos a pensarem em como cada peça se encaixava para formar o objeto desejado, promovendo o trabalho em equipe e o raciocínio espacial.
Após algum tempo de dedicação, os sólidos geométricos começaram a ganhar forma nas mãos dos alunos. Alguns grupos optaram por construir animais, enquanto outros preferiram casinhas. Cada criação era única, refletindo a personalidade e a habilidade de cada grupo.
Ao final da aula, os alunos apresentaram orgulhosamente seus objetos, feito com sólidos geométricos ao restante da turma. Elogiei o esforço de todos e destaquei a importância da prática e da experimentação para o aprendizado.
Foi uma aula emocionante, onde os alunos puderam não apenas aprender sobre sólidos geométricos, mas também colocar em prática seus conhecimentos de forma divertida e interativa. Talvez tenhamos despertado o interesse de futuros engenheiros e arquitetos na sala de aula hoje.
Professora Francieli Sloboda, quinto ano
Trabalhamos sobre sólidos geométricos, então decidi fazer uma aula prática sobre o tema, os alunos estavam empolgados para colocar as mãos na massa.
A aula começou com uma breve revisão dos sólidos geométricos que os alunos já tinham aprendido: cubo, esfera, cilindro, cone e pirâmide. Expliquei as características de cada um deles e como reconhecê-los em objetos do dia a dia.
Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais cartolinas e tintas. Cada grupo tinha a tarefa de construir um objeto ou animal com sólidos geométricos, usando os materiais fornecidos. Era incrível ver a criatividade das crianças em ação, desenhando, cortando, colando e montando diferentes formas.
Enquanto os grupos trabalhavam, circulei pela sala, dando dicas e orientações, incentivando os alunos a pensarem em como cada peça se encaixava para formar o objeto desejado, promovendo o trabalho em equipe e o raciocínio espacial.
Após algum tempo de dedicação, os sólidos geométricos começaram a ganhar forma nas mãos dos alunos. Alguns grupos optaram por construir animais, enquanto outros preferiram casinhas. Cada criação era única, refletindo a personalidade e a habilidade de cada grupo.
Ao final da aula, os alunos apresentaram orgulhosamente seus objetos, feito com sólidos geométricos ao restante da turma. Elogiei o esforço de todos e destaquei a importância da prática e da experimentação para o aprendizado.
Foi uma aula emocionante, onde os alunos puderam não apenas aprender sobre sólidos geométricos, mas também colocar em prática seus conhecimentos de forma divertida e interativa. Talvez tenhamos despertado o interesse de futuros engenheiros e arquitetos na sala de aula hoje.
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